“A aderência é o nível ou a intensidade do comprometimento ideológico, independentemente se há ou não a perceção de tal influência transcendental realizada pela ideologiaA ideologia é como um espelho “mágico” com capacidade de causar alterações na imagem refletida, ainda que nem sempre o faça assim. Clique no termo para aceder à definição completa. Ou ainda indica quando há a manutenção voluntária do status quo quando se esteja em uma realidade artificial absurda percebida como tal. Neste caso, sabe-se que é uma ilusão, mas opta por tornar ela sua realidadeO deserto do real é mesmo vazio, inabitado e realmente hostil, sem nenhum oásis. Mas, o mais impactante é que é um deserto apenas daquele que o vislumbra. Clique no termo para aceder à definição completa, como fiz na diversão com os robôs neoliberais. Mesmo que haja algum estranhamento ou hesitaçãoSurge com o acontencimento do estranhamento e é manifestada pela paralisação do agir, anomalamente ao esperado. Clique no termo para aceder à definição completa, uma boa aderência desprezará tudo isso e fará o indivíduo aderente seguir em frente, pleno de si. E sempre será assim se o interesse no que está fantasiosamente a ser apresentado for maior do que a realidade mais simplória da vida. Pois isto ocorre devido à ilusão apresentar mais possibilidadesTodas estas personagens que estudaremos aqui, dentre eles os filósofos Cínicos, os modernos gurus e os sobre-humanos coaches, estão mesmo a lidarem, ainda que de formas diferentes e até inusitadas, com uma mesma coisa: a... Clique no termo para aceder à definição completa. Simples assim. E podemos afirmar que tanto maior for o deslumbramento ideológico, maior será a aderência à ideologia, pois lá estão as maiores possibilidades.
.
São profundamente aderentes os devotos moralistas, mas não apenas estes, pois todos temos nossos pontos fracos, nossas vulnerabilidades, ou “botões”. Vale perceber que a aderência é voluntariosa e quase sempre consciente. Ela surge do que vem das possibilidades, e se potencializa quando há a capacidade de se perceberem as oportunidades presentes, obviamente, ao se estar aderente. Aderência é o estado e ato voluntárioA vontade se dá pelo surgimento da oportunidade que surge da relação consciente, pois é uma força quase imanente, a buscar o potencial imanente. Clique no termo para aceder à definição completa de legitimidade para se qualificarEsta escala é uma ferramenta, possui uma função que é resolver sobre suas deliberações. E os valores da escala são os conceitos simples e sempre binários, que emergem da dimensão do que todos consideram como... Clique no termo para aceder à definição completa para receber os bônus pela própria fidelidade ideológica assumida. É a ilusão de que o bom comportamento ao longo do ano garantirá os melhores presentes no Natal. É um trade, uma barganha. Não é ela nada compulsória, mas sim fruto dos interesses mais profundos dos indivíduos, que chegam mesmo às bases morais mais obscenas.
.
A fuga da aderência é impossível, pois sempre se acaba voltando para alguma ideologia, pois nunca se está totalmente fora dela. Mesmo que se adote uma nova ideologia, em detrimento de outra antiga, tal adoção se dá pela aderência maior que se terá. A aderência é inevitável, pois ela é o próprio jogo de linguagem"Dentre tantos conceitos que deixaram de ser “impossíveis” e passaram a ser decretados possíveis, mesmo que nem sequer possam existir, como no caso da própria universalidade. Mas isso só se deu pela eficiente ação do... Clique no termo para aceder à definição completa e significações, no qual há uma comunhão com os conteúdosEsta capacidade da autoconsciência é que irá definir se a relação é boa ou não – pois o que interessa, mesmo, é a forma como as relações estão estabelecidas que darão elementos para uma escala de... Clique no termo para aceder à definição completa e valores ideológicos.
.
Pois a ideologia não é a produtora primária de nada, ela é o próprio produto. Ela nasce, mas não morre. Se transforma, evolui, involui, se corrompe, é rompida, de tudo faz, mas continua a existir enquanto existir quem a reproduza. Não morre, pois mesmo se desaparecer, seu legado continuará a existir a reproduzi-la. Pode desaparecer, quando sua reprodução ocupa o seu lugar. Mas tal reprodução ainda é ela, sua origemO Universo é somente aquilo que conhecemos e que supomos existir, com o acréscimo de nossas crenças e desejos, vontades e intenções, tudo representado metafisicamente em nossa mente por algo transcendente que parece ordenar o... Clique no termo para aceder à definição completa, e que continua a existir de forma ainda mais oculta do que antes. Lá estará sempre ela, a nos acompanhar de longe. Se não há causa primeira, não há ideologia primeira, mas sim processos de causação imanente"Há também o determinismo divino do filósofo holandês Baruch Espinoza (1632 – 1677), a partir de sua brilhante conceituação de causação imanente, em que a causa está no efeito, e o efeito está na causa,... Clique no termo para aceder à definição completa, na qual a ideologia é produto e produtora – mas não primária, e nem última também.
.
Ela não vive, mas é vivida. É um produto que atrai, seduz, faz com que todos se movimentem por ela, e em sua direção, mesmo sem ser uma causa primeira aristotélica. Eis a diferençaA diferença é o motor que faz movimentar aquele que a percebe em si, em relação a algo ou a alguém, e que busca sair de um estado de potência para atingir um estado de realização... Clique no termo para aceder à definição completa: não é causa primeira, realmente, mas assim somos tentados a promovê-la, pois sempre a personificamos freudianamente à nossa imagem e semelhança. Por vezes, é um fim. Por outras vezes, é um meio. Mas são ambos, a bemO bem sempre é o alvo das atenções. O supremo bem é a cereja do bolo que o espírito obsessor promete, em todas as instâncias sociais que conhecemos. E se faz presente como supremo bem, para... Clique no termo para aceder à definição completa da verdade. (em O Guia Cínico e Selvagem dos Jogos da Vida, Cap. XVI)
… aderência
“Mas, a cada vez que este espíritoE, por isso, além de influenciar os indivíduos, esta suposta inteligência superior deve ser eficientemente capaz de se ocultar, pois há na maioria das pessoas a verdadeira certeza de que toda a ação é mesmo... Clique no termo para aceder à definição completa obsessor mais se sofistica. Esta determinação sutil oriunda das ideias deles se confunde como manifestação do que se entende por livre arbítrioÉ o poder exclusivo de deliberar apenas segundo os seus próprios desígnios, e apenas desta forma. No livre-arbítrio radical e ativo, todas as ações são deliberadas, sem exceção, e de única responsabilidade de quem as... Clique no termo para aceder à definição completa do sujeito obsidiado. Depois de um tempoO tempo, afinal, não é o que temos, mas sim o que somos. O que temos são somente os instantes. E instantes não são o tempo, dado que o tempo é mobilidade e o instante... Clique no termo para aceder à definição completa, a interagir com o espírito, a adesão é tão intensa que não se conseguirá diferenciar mais o que seja seu e o que não seja. Tudo passa a ser assumido como originário da própria individualidadeNão somos uma unidade, mas sim uma pluralidade convencida de ser uma individualidade, e em luta de ser o que nunca poderemos ser, de facto. Clique no termo para aceder à definição completa, ou em alguns casos como do próprio espírito, quando se dá o fundamentalismo na vida do abnegado servo. E este deixa de ser ele próprio e assume-se como um representante que foi obscenamente"É o visceral, uma dimensão bem mais forte e superior ao obsceno. Enquanto o obsceno se manifesta na estrutura, e se dá não pela falta, mas sim pelo excesso de pudor existente, o visceral se... Clique no termo para aceder à definição completa cooptado. Isso é dizer, em ambos os casos, que a parte individual passa a ser o mesmo que o todo, ao absorver o espírito, o excedente exterior como a si próprio, ou ao contrário. Tudo será um, finalmente!”
…
“Resta confirmar, apesar disto tudo já exposto, o que ainda mantem a estrutura coesa, o que mantem a todos grudados nela, mesmo com todas as incoerências e irracionalidades que há em todas as estruturas consideradas. Há que haver algo mesmo poderoso que ultrapasse a própria capacidade racional humana, tolhida por alguém, igualmente humano, que se diz representante de uma entidadeO modo de existir é a parte transcendente da quarta esfera do esquema conceitual do possível. Clique no termo para aceder à definição completa que nunca ninguém viu, a bem da verdade, mas que “sentimos” existir. É esta a mais impressionante história já contada para a suposta humanidade, e que continuamos a consumir, vezes por vezes. Mas, em nome da racionalidade, não deve, nem pode, ser apenas isso. Há que se ter algo mais. E há.
A racionalidade nos leva, pelo seu exercício, a deduzir que tudo, afinal, são relações"Podemos perceber, ao menos pelo aspeto das forças dos desejos, que os relacionamentos se estabelecem pelos entrecruzamentos dos desejos do desejante pelo desejável; e pelo desejável, quando assume igualmente um desejo pelo desejante e, assim, é... Clique no termo para aceder à definição completa. Do sujeito com ele mesmo, dele com outro, da relação de ambos com a estrutura"A vida se dá na estrutura. Se existe alguma dualidade, tão duramente combatida pelos contemporâneos monistas, então há uma essência, ou alma, ou substância, ou uma mente separada, seja lá o que for, mas apesar... Clique no termo para aceder à definição completa, de uma estrutura com outras estruturas. E todas as componentes que se relacionam e se interrelacionam. Relações e possibilidades. Resta saber o que é uma boa relação, e como se valora as relações em escalas de desejosEis a grande síntese da atração: poder como meio, possibilidades como fim. E nisso, o desejo, e principalmente o desejo pelo desejo do outro, pois isso significa que o outro, a desejar, estará a dar... Clique no termo para aceder à definição completa. Os valores precisam ser atualizados, todos, nestas dinâmicas que ocorrem nas relações. Não à estagnação moralA moral é composta por básicos valores duais mais facilmente identificados em si mesmo e nos outros: o bem e o mal, o certo e o errado, etc. Clique no termo para aceder à definição completa, mas sim à fluidez que dará acesso a uma nova dimensão, que Espinoza atribuiu à Ética.” (em O Guia Cínico e Selvagem dos Jogos da Vida, Cap. XII)