glossário do esquema conceitual do possível serdual - estranhamento

Estranhamento

O estranhamento é uma anomalia, antes de tudo, de algo que diverge do esperado pela conformidade ideológica vigente. É uma quebra de fluidez que ocorre no devir, e faz parecer que o tempo pare de correr como antes e que o foco seja transferido para um acontecimento que parece anômalo, a ocorrer o estranhamento.

“Pois este estranhamento acaba com a certeza sobre o sentido da própria vida e nos faz perceber uma grande dúvida sobre a realidade vivida no instante da apreensão da vitória. Quando nossa consciência busca apurar se aquilo que se está a viver é mesmo real, a colocar nossa razão em dúvida, quando percebemos algo como um grande vazio interior e exterior, uma sensação de frio na barriga que nos diz que somos puro vácuo, e que por isso nos dificulta apreender o que se está realmente a nos acontecer em tais momentos. Ao buscarmos uma subjetividade elucidativa, somos tomados por um vácuo existencial e nos percebemos diferente de tudo o que há: como uma presa fácil e dócil a adentrar na arapuca.” (em O Guia Cínico e Selvagem dos Jogos da Vida, Cap. II)

…o estranhamento

“Com o tempo, o estranhamento parece não ser tão mais estranho assim, depois de tanto se conviver com ele, muito proximamente. E o sujeito, antes feliz e saciado pelas anestesias, se vê frustrado, angustiado e abalado. Até que decida pular no seu próprio abismo, que acaba por sugá-lo completamente para dentro de si. Mas por que faz isto? O pulo não é para todos, mas para alguns poucos. E não pulam atrás de respostas, pois estas já estão todas aí, aos montes, a maioria produzidas pelas indústrias das anestesias. Há respostas até boas, verdadeiras, em meio a todo o Universo capitalista-ontológico de soluções à venda.

Mas, o pulo não deveria se dar pelas respostas, mas sim pela busca das questões certas. Aquelas que precisam ser feitas, as mais relevantes, que devem ser posicionadas hierarquicamente para que o modo de ser se ajuste ao modo de existir. Estas perguntas serão percebidas apenas ao pular.”(em O Guia Cínico e Selvagem dos Jogos da Vida, Cap. IV)

Conteúdo Protegido.

Deixe um comentário

X