Sobre formas e conteúdos
…pois a forma será o esqueleto da ideologiaA ideologia é como um espelho “mágico” com capacidade de causar alterações na imagem refletida, ainda que nem sempre o faça assim. Clique no termo para aceder à definição completa.
“Há que se perceber que após esta consciência acerca da própria alocaçãoSobre a Geolocalização e Representações: "Todos motorista que se orgulha de ser um bom cidadão, gosta de se dizer um profundo conhecedor de sua cidade. Na prática, quando dizemos conhecer a cidade que habitamos, razoavelmente,... Clique no termo para aceder à definição completa, haja a consciência da consciência, a autoconsciênciaA consciência nos parece um fluxo de muitas coisas – principalmente pensamentos – e que também nos parece que não pode ser apreendida completamente em toda a sua cadeia de acontecimentos. Clique no termo para aceder à definição completa, que é um afastamento de todo o relacional, pela abstração, para verificar as teias que existem entre si e todo o resto. Esta capacidade da autoconsciência é que irá definir se a relação é boa ou não – pois o que interessa, mesmo, é a forma como as relações estão estabelecidas que darão elementos para uma escala de valor do relacionamento, e não o conteúdo, que pode ser mais facilmente transformado e é extremamente volátil. E é isto que o sujeito completamente estruturado perdeu: a noção das teias que o está a prender à estrutura. Uma teia tão sutil que julga estar livre, ser livre, sem nenhuma açãoO compatibilismo mescla o determinismo com o livre-arbítrio, com uma “relatividade” para cada escolha que se faz, a assumir que certas deliberações serão mesmo determinadas, e assim o livre-arbítrio não será exequível.... Clique no termo para aceder à definição completa para além das suas.
Assim, para percebermos melhor o que se está a colocar em causa"Há também o determinismo divino do filósofo holandês Baruch Espinoza (1632 – 1677), a partir de sua brilhante conceituação de causação imanente, em que a causa está no efeito, e o efeito está na causa,... Clique no termo para aceder à definição completa, consideremos que uma boa relação amorosa, para devotos puristas ou idealistas, sempre se baseará no conceito de amor projetado pelos filmes românticos de Hollywood, quando tudo é perfeito, até mesmo o sexo, totalmente “convencional” e “moralA moral é composta por básicos valores duais mais facilmente identificados em si mesmo e nos outros: o bem e o mal, o certo e o errado, etc. Clique no termo para aceder à definição completa”. Enquanto para outras pessoas, uma boa relação sempre será uma relação baseada no sexo selvagem e nas aventuras que façam em conjunto, sem limites para as experimentações do “Kama sutra”, com algumas pitadas de promiscuidade e outras doses esporádicas de extrema lascívia, para se quebrar a rotina que nunca haveria de existir.
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Poderá o casal purista ter uma vida duplaQuantos casais não passam a construir uma vida dupla, separadamente do outro? E por que o fazem? Qual o sentido de manterem as aparências a tal custo de uma privação pessoal? Clique no termo para aceder à definição completa, cada um deles, pelas possibilidades que se privam na vida a dois, e por isso podem se arrependerem por estarem juntos, mas sem forças para sair do jugo religioso e socialA vida social possui valor pois passa a significar situações em que surgem as oportunidades: possibilidades reveladas e tornadas acessíveis. Clique no termo para aceder à definição completa aos quais pertencem, que determinam que o sacramento do casamento seja, pelo menos, até que a morte venha para os separar. Daí, nunca se perceberão em uma relação realmente boa para eles, pela faltaA diferença é o motor que faz movimentar aquele que a percebe em si, em relação a algo ou a alguém, e que busca sair de um estado de potência para atingir um estado de realização... Clique no termo para aceder à definição completa da autoconsciência acerca destes valores morais que castram seus desejos mais íntimos por, como sugerido, a castração simbólica para as experimentações sexuais.
Talvez, secretamente, até podem desejarEis a grande síntese da atração: poder como meio, possibilidades como fim. E nisso, o desejo, e principalmente o desejo pelo desejo do outro, pois isso significa que o outro, a desejar, estará a dar... Clique no termo para aceder à definição completa por isso mais do que o casal lascivo amigo. Ou provavelmente nem seriam amigos deste casal, pois a moral, quando rígida, impossibilita até mesmo tais amizades entre os puros e os “pecadores”, que passam a serem combatidos como representantes diretos do mal, nem que seja pela maledicência, neste caso permitida pelas leis puristas. Não é a dissonânciaO capitalismo subverteu as noções evolutivas da natureza. As subversões estruturais são justamente os acontecimentos paradoxais capitalistas. Clique no termo para aceder à definição completa entre as estruturas o problema, mas sim a falta de uma autoconsciência lúcida sobre as relações estruturais"A vida se dá na estrutura. Se existe alguma dualidade, tão duramente combatida pelos contemporâneos monistas, então há uma essência, ou alma, ou substância, ou uma mente separada, seja lá o que for, mas apesar... Clique no termo para aceder à definição completa – de suas formas e conteúdos.
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As formas, como sempre, são as determinantes. Os conteúdos, no futuro, para ambos os casais, poderão ser alterados e os que faziam sexo selvagem passarão a ter interesse em, por exemplo, algo inusitado como a observação selvagem de pássaros raros. E perdem o interesse demasiado que tinham na prática sexual “não-convencional”. Viverão, se dotados da autoconsciência, com a mesma cumplicidade de antes. A frequentarem, igualmente animados e felizes, um clube de birdwatching, ao invés de um clube de extreme sex. Pois a forma que se relacionam é exatamente a mesma e, por fim, os conteúdos não são tão relevantes para que se classifique uma relação como boa ou má, a longo prazo. As avaliações rígidas morais acabam sempre por frustrar os conteúdos e emperrar as formas, sem fluidez.
Os critérios categoriais passam por perceber, primeiro, a alocação do sujeito em questão, tanto como descobrir elementos a instanciarem o próprio modo de serA parte imanente da quarta esfera do esquema conceitual do possível. Clique no termo para aceder à definição completa, bemO bem sempre é o alvo das atenções. O supremo bem é a cereja do bolo que o espírito obsessor promete, em todas as instâncias sociais que conhecemos. E se faz presente como supremo bem, para... Clique no termo para aceder à definição completa como o modo de existirO modo de existir é a parte transcendente da quarta esfera do esquema conceitual do possível. Clique no termo para aceder à definição completa. Mas, sempre, todos os relacionamentos devem ser percebidos e interpretados como estruturas que são, e que, portanto, operam como tal, invariavelmente. E possuem todos os componentes que possui qualquer estrutura, que se forme assim e se consolide como tal. Ao perceber as dinâmicas dos relacionamentos"Podemos perceber, ao menos pelo aspeto das forças dos desejos, que os relacionamentos se estabelecem pelos entrecruzamentos dos desejos do desejante pelo desejável; e pelo desejável, quando assume igualmente um desejo pelo desejante e, assim, é... Clique no termo para aceder à definição completa de casais, ficará fácil perceber que é um padrão que norteará também as relações sociais, como um todo.” (em O Guia Cínico e Selvagem dos Jogos da Vida, Cap. XII)
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“A forma, novamente relembramos, é quase sempre única, e o que muda são apenas os conteúdos. E os valores destes conteúdos são considerados distintos para cada indivíduoNão somos uma unidade, mas sim uma pluralidade convencida de ser uma individualidade, e em luta de ser o que nunca poderemos ser, de facto. Clique no termo para aceder à definição completa na perspetiva considerada, para uma mesma ação, intenção ou proposição, que para uns são do bem, para outros não. Não se pode, e nem se deve, ser tendencioso ou pretensioso para buscarA vontade se dá pelo surgimento da oportunidade que surge da relação consciente, pois é uma força quase imanente, a buscar o potencial imanente. Clique no termo para aceder à definição completa o entendimento acerca dos valoresEsta escala é uma ferramenta, possui uma função que é resolver sobre suas deliberações. E os valores da escala são os conceitos simples e sempre binários, que emergem da dimensão do que todos consideram como... Clique no termo para aceder à definição completa que são atribuídos para o que está para além de nossa própria realidadeO deserto do real é mesmo vazio, inabitado e realmente hostil, sem nenhum oásis. Mas, o mais impactante é que é um deserto apenas daquele que o vislumbra. Clique no termo para aceder à definição completa. Assim, seria difícil ou “impossível” algum conhecimento da realidade a qual estamos orientados a perceber.
Impossível? Sim, considerei mesmo a impossibilidade"(ver também: real)... E não será difícil uma rápida reflexão para perceberemos que, na vida, o que consideramos serem impossibilidades não duram por muito tempo, pois estas nunca são dadas como definitivas pela mente humana.... Clique no termo para aceder à definição completa, ao ponto de escrevê-la. Então há, de facto, algo realmente impossível? Já que estamos a avançar, é preciso revisar isto, pois, se existe a palavra “impossível”, e eu próprio a usei, o que ela poderia representar?
Eis aqui mais uma subversão semântica"Dentre tantos conceitos que deixaram de ser “impossíveis” e passaram a ser decretados possíveis, mesmo que nem sequer possam existir, como no caso da própria universalidade. Mas isso só se deu pela eficiente ação do... Clique no termo para aceder à definição completa que serve para ampliar esta compreensão. A palavra, assim percebida, é uma impossibilidade simbólica (e não a real). E isto significa considerar que ela seja uma instância dentro das possibilidadesTodas estas personagens que estudaremos aqui, dentre eles os filósofos Cínicos, os modernos gurus e os sobre-humanos coaches, estão mesmo a lidarem, ainda que de formas diferentes e até inusitadas, com uma mesma coisa: a... Clique no termo para aceder à definição completa, projetada inversamente.
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A impossibilidade assim considerada é sempre aquela tola, inexpressiva e irrelevante. É uma proibição que as regrasA estrutura surgiu como uma vantagem competitiva e logo precisou de regras que possibilitaram ir das “más” ameaças às “boas” possibilidades. Clique no termo para aceder à definição completa, através de seus ditames, colocam para que uma possibilidade possa vir a ser “desativada”, em nome da credibilidade do espírito obsessorE, por isso, além de influenciar os indivíduos, esta suposta inteligência superior deve ser eficientemente capaz de se ocultar, pois há na maioria das pessoas a verdadeira certeza de que toda a ação é mesmo... Clique no termo para aceder à definição completa, para haver alguma zona capaz de criar outras ilusões derivadas. É possível haver ali uma possibilidade renegada, mesmo que provisoriamente.
Para os cristãos, por exemplo, matar é uma impossibilidade simbólica dada pelos “Mandamentos” de deusDeus, mesmo sendo uma criatura - a nossa criatura, foi e é essencial, até aqui, para chegarmos onde chegamos. Para sermos o que somos. O que resta questionar se isto é algo louvável ou reprovável.... Clique no termo para aceder à definição completa. Não pela incapacidade de alguém matar outro, mas sim por haver uma regra em que matar seja proibido, ainda que matar seja aceitável quando as mesmas regras ou seus representantes o digam para fazer, nos casos das guerras, cruzadas, sacrifícios humanos, inquisições, jihads, penas capitais ou ainda outras situações extremas. Um impossível simbólico que se torna possível apenas quando pela ação direta das versáteis regras.
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Impossível mesmo – aquele algo ou ideia que não seja possível, realmente – é apenas para as questões fora das obsessões coletivas, ou conceituais. Como por exemplo as questões naturais, em que não se possa considerar possível que uma amputação de um braço humano levará à uma regeneração orgânica. E que um novo braço possa nascer no corpo do amputado, tal como “renasce” a cauda amputada de uma lagartixa. Só assim se dá a impossibilidade, a nível natural, ou quase isso. Ainda dentro da obsessão cristãToda possibilidade é, antes de tudo, uma determinação, uma afirmação linguística e intencional convencionada sobre ela, mesmo os milagres. Clique no termo para aceder à definição completa, há a própria possibilidade de a ressurreição existir, de um morto voltar a viver. E que é o mesmo do que um defunto, um corpo inteiro decrépito volte a viver, e muito mais difícil de se imaginar do que um braço, que seria apenas suposto “renascer” de um organismo vivo, de uma mesma origemO Universo é somente aquilo que conhecemos e que supomos existir, com o acréscimo de nossas crenças e desejos, vontades e intenções, tudo representado metafisicamente em nossa mente por algo transcendente que parece ordenar o... Clique no termo para aceder à definição completa.
Ainda assim, é mais facilmente aceito pelos cristãos que este defunto possa virar um corpo redivivo. E sair de sua catacumba a perambular por entre os vivos do que aceitar que o braço ressurja em alguém. Mas não há uma negação total, declarada e contestatória sobre a ressurreição, pois ela já está estabelecida pela obsessão, por mais sinistraO estranhamento é uma anomalia, antes de tudo, de algo que diverge do esperado pela conformidade ideológica vigente. É uma quebra de fluidez que ocorre no devir, e faz parecer que o tempo pare de... Clique no termo para aceder à definição completa e estranha que possa parecer. Nenhum cristão contesta abertamente isto e, se o fizer, terá problemas e será atacado pelos demais, ou excomungado, ou ainda pior, será cancelado"A luta fundamentalista se dá em todas as instâncias, desde as terroristas até as acadêmicas, seja através da escrita infame de livros ou mesmo produção de bombas, clandestinas ou não. Todos – sujeitos, seitas, religiões, países, etc.... Clique no termo para aceder à definição completa. No passado não tão distante assim, poderia até ter sido queimado vivo.” (em O Guia Cínico e Selvagem dos Jogos da Vida, Cap. XIV)
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“Mas, o quanto disto há em nós? O quão contaminados estamos? Por que é tão difícil percebermos a nossa própria imersão ideológica? Eis também a dificuldade de trabalharmos a partir dos nossos próprios valores, dos conteúdos qualitativosPassar de um quantitativo para um qualitativo foi um passo dado por Hegel, e muito acertado. Mas ele expressou filosoficamente sua obsessão oculta, e bem obscena, de legitimar conceitualmente o todo, que é uma necessidade... Clique no termo para aceder à definição completa que temos, sem sermos parciais ou imprecisos.
Devemos, assim, e preferencialmente, deixar por agora estes valores à parte disto, e buscarmos meios mais eficientes para ultrapassarA transcendência é tudo o que há para fora do indivíduo, seja pela falta de conteúdos mentais, pela incompletude dos conteúdos, ou pela incompreensão ou desconhecimento de tudo o que não consegue conhecer,... Clique no termo para aceder à definição completa tais conteúdos morais. E e isto será viável se direcionarmos o foco para as formas relacionais, nas dinâmicas racionais e das interconexões existentes em seu estado mais puro. O que precisaremos, então, será adentrar às relações entre os conteúdos (sede da moral) e as possibilidades (diretoras ideológicas da moral). Isto nos levará a perceber as formas relacionais da estrutura. E por isso a importância central para uma dimensão ontológicaO Universo é somente aquilo que conhecemos e que supomos existir - são todas as certezas ontológicas que comungamos coletivamente. Clique no termo para aceder à definição completa da ideologia. Dar uma dimensão ontológica à ideologia é dizer que ela “é” algo, que existe e é capaz de atuar. Recorrer à forma nos possibilita isto, pois a forma será o esqueleto da ideologia.
E a forma é também, necessariamente, relacional e motriz, e assim transcenderemos ao estudo apenas do indivíduo, como comumente é feito. E consideraremos não apenas este indivíduo. Que nunca está isolado, mas sempre é considerado autossuficiente. Consideraremos suas relações com o meio no qual está inserido, nas teias que chamamos de interações sociais. Que possuem as ideias comuns e relevantes de nossa ideologia.” (em O Guia Cínico e Selvagem dos Jogos da Vida, Cap. XVI)