Sobre a honra: “O sujeito ideologizado de forma extremista se torna completamente desconectado da realidadeO deserto do real é mesmo vazio, inabitado e realmente hostil, sem nenhum oásis. Mas, o mais impactante é que é um deserto apenas daquele que o vislumbra. Clique no termo para aceder à definição completa comum a todos, ao bom senso e à própria razão, e vive apenas no mundo da ideologiaA ideologia é como um espelho “mágico” com capacidade de causar alterações na imagem refletida, ainda que nem sempre o faça assim. Clique no termo para aceder à definição completa à qual se extremou. Para ele, o universoO Universo é somente aquilo que conhecemos e que supomos existir, com o acréscimo de nossas crenças e desejos, vontades e intenções, tudo representado metafisicamente em nossa mente por algo transcendente que parece ordenar o... Clique no termo para aceder à definição completa é a própria ideologia abraçada como verdade última e absoluta. Nada mais há para além disso.
.
É algo tão profundo e radical que é incapaz de “perdoar-se” a si mesmo caso faça alguma açãoO compatibilismo mescla o determinismo com o livre-arbítrio, com uma “relatividade” para cada escolha que se faz, a assumir que certas deliberações serão mesmo determinadas, e assim o livre-arbítrio não será exequível.... Clique no termo para aceder à definição completa contrária ao “bemO bem sempre é o alvo das atenções. O supremo bem é a cereja do bolo que o espírito obsessor promete, em todas as instâncias sociais que conhecemos. E se faz presente como supremo bem, para... Clique no termo para aceder à definição completa” profundo de sua ideologia. Por isso, muitos radicais viram-se contra o “nosso mundo” e podem facilmente nos eleger como inimigos. Este ser radical precisa agir assim, pois logo julga que terá ferido sua honra por qualquer coisaNo limite, ao se perceber na mais completa absorção da individualidade que algum dia pensou ter, totalmente absorvido por um ente maior, externo, perceberá que deixou completamente de ser um sujeito – quando estará a... Clique no termo para aceder à definição completa que faça de “errado”, por não defender a sua ideologia. Os outros, para eles, são alienígenasSamuel Barclay Beckett capturou esta espera angustiante em sua peça fenomenal “Esperando Godot”, quando as personagens Estragon e Vladimir «aparentemente esperam um sujeito de nome Godot. Nada é esclarecido a respeito de quem é Godot... Clique no termo para aceder à definição completa, estranhos, e possivelmente ameaçasO oposto conceitual da possibilidade ideológica. E quem ou o que seja estranho a este universo ideológico e não consiga ser “convertido” para comungar exclusivamente dos mesmos valores, passa a representar uma ameaça e logo... Clique no termo para aceder à definição completa que precisam ser combatidas. Assim, sentem-se na obrigação de defenderem sua ideologia. E não é assim com os nacionalismos, com as organizações cívicas ultrarradicais?
.
O que se chama de honra, na verdade, é a afirmaçãoUm excesso de positividade que restringe a existência a uma parte diminuta e idealizada do todo, na qual as inconsistências rejeitadas não deixam de existir e, assim, causam seus estragos aos que não a querem... Clique no termo para aceder à definição completa da própria moralA moral é composta por básicos valores duais mais facilmente identificados em si mesmo e nos outros: o bem e o mal, o certo e o errado, etc. Clique no termo para aceder à definição completa a partir da ideologia. E isto se dá pela cristalização mais profunda dos valores ideológicos que considera ser sua própria identidade. Caso atue contra tais valoresEsta escala é uma ferramenta, possui uma função que é resolver sobre suas deliberações. E os valores da escala são os conceitos simples e sempre binários, que emergem da dimensão do que todos consideram como... Clique no termo para aceder à definição completa, deduz que vai contra si mesmo, e contra o seu “mundo”. E daí ocorre nele a vergonha, que é a diferença negativíssima percebida com imenso impacto e a consequente rutura de sua sustentação existencial: desaba. Daí, a pessoa “transgressora” faz um autojulgamento, se autocondena como culpada e se sentencia a alguma pena, e se pune.
.
E por isso comete sacrifícios, automutilações, privações das mais diversas formasEsta capacidade da autoconsciência é que irá definir se a relação é boa ou não – pois o que interessa, mesmo, é a forma como as relações estão estabelecidas que darão elementos para uma escala de... Clique no termo para aceder à definição completa ou até mesmo apela ao suicídio, como privação maior da própria vida. Não por acaso, não é raro em seitas existirem os suicídios individuais ou coletivos – algo mais previsível nas mais extremistasOs extremistas desejam mais da vida e desejam atingir o topo sem, contudo, conseguirem ou precisarem dar mais de si, ou mesmo por perceberem que lá, bem lá no fundo, não poderiam competir em pé... Clique no termo para aceder à definição completa. Também não é por acaso que as seitas se refugiam, quase sempre, em comunidades distantes e isoladas e com o mínimo contato com as cidades. Vivem cercadas e protegidas do “mal” exterior.” (em O Guia Cínico e Selvagem dos Jogos da Vida, Cap. XVI)