O modo de ser é a parte imanenteA imanência, na perspetiva individual, para o que esteja “para fora” dele, do indivíduo, passa a ser relativa ou a uma tangibilidade ou a uma mera conceituação vulgar, sempre ocorrida em sua perspetiva e nunca absoluta.... Clique no termo para aceder à definição completa da quarta esfera do esquema conceitual do possívelÉ um modelo para que o possível possa ser compreensível didaticamente, e este é apresentado como um conjunto de camadas formado por esferas concêntricas, de diferentes tamanhos, na qual a menor é a mais densa... Clique no termo para aceder à definição completa.
“Este modo é, por vezes discretamente aristotélico, pode ser comparado ao conceito de presença heideggeriana, que é a ocupação plena do próprio eu estrutural"A vida se dá na estrutura. Se existe alguma dualidade, tão duramente combatida pelos contemporâneos monistas, então há uma essência, ou alma, ou substância, ou uma mente separada, seja lá o que for, mas apesar... Clique no termo para aceder à definição completa, com menos potência do que ato, que se expressa pela excitação progressiva da alocaçãoSobre a Geolocalização e Representações: "Todos motorista que se orgulha de ser um bom cidadão, gosta de se dizer um profundo conhecedor de sua cidade. Na prática, quando dizemos conhecer a cidade que habitamos, razoavelmente,... Clique no termo para aceder à definição completa e da estimulação da imaginação do sujeito, a direcioná-lo espacialmente às possibilidadesTodas estas personagens que estudaremos aqui, dentre eles os filósofos Cínicos, os modernos gurus e os sobre-humanos coaches, estão mesmo a lidarem, ainda que de formas diferentes e até inusitadas, com uma mesma coisa: a... Clique no termo para aceder à definição completa – todas a níveis profundos em si mesmo ou para muito além de siNão somos uma unidade, mas sim uma pluralidade convencida de ser uma individualidade, e em luta de ser o que nunca poderemos ser, de facto. Clique no termo para aceder à definição completa – e são estas possibilidades as que “sustentam” cada uma das individualidades, dando-lhes tanto uma essênciaEsta escala é uma ferramenta, possui uma função que é resolver sobre suas deliberações. E os valores da escala são os conceitos simples e sempre binários, que emergem da dimensão do que todos consideram como... Clique no termo para aceder à definição completa quanto um propósitoNão há inocência na transcendência, e nem despropósito. Há intencionalidade, muito propósito e uma carga elevada de conteúdo mental acerca dela. Clique no termo para aceder à definição completa, mas tudo ainda obscenamente"É o visceral, uma dimensão bem mais forte e superior ao obsceno. Enquanto o obsceno se manifesta na estrutura, e se dá não pela falta, mas sim pelo excesso de pudor existente, o visceral se... Clique no termo para aceder à definição completa disperso e por vezes ininteligível, e que causam sensações viscerais ao se perceber o que o está a separar delas.
O modo de ser é o corpo que envelhece com o tempoO tempo, afinal, não é o que temos, mas sim o que somos. O que temos são somente os instantes. E instantes não são o tempo, dado que o tempo é mobilidade e o instante... Clique no termo para aceder à definição completa enquanto estrutura aprisionadaO determinismo é dado pela sensação vindoura de imobilidade estrutural. Ocupar um status mais alto será, também, possuir menos mobilidade, por não poder se afastar da posição que se ocupará. Clique no termo para aceder à definição completa na estrutura, a ser absorvido lentamente, consumido aos poucos, a entregar sua existência em troco de nada, enquanto é digerido pela sua própria perspetivaO perspetivismo considera sempre um contexto, um conjunto de condições e situações que são relevantes para o conjunto considerado. Clique no termo para aceder à definição completa. E tal consumação se dá enquanto está a percorrer os caminhos do mundo, nas suas mais loucas viagens, a apreenderOcorrência que é apreendida pelo sujeito, que pode ser algo provocado diretamente por ele ou não. Todo acontecimento se transforma em apreensão de acordo com a interpretação que lhe é dada, por isso é sempre... Clique no termo para aceder à definição completa tudo o que lhe é afim enquanto a dor(Ver também: autoajuda) Anestesias são paliativos mentais que distanciam o sujeito incomodado pelo contacto com o real a fugir para as zonas seguras do possível, a se distanciar do impossível cruel e inegociável. As anestesias... Clique no termo para aceder à definição completa lhe faz questionar a si mesmo, e a tudo o que há, em busca de algo que percebe estar para alem de si mesmo.
e…
Este modo de ser se dá no devir, quando se vive este devir em ato com toda a potência que for capaz de tirar de si mesmo – o tempo é uma distante e fugaz possibilidade, e por isso o espaço é priorizado como meio de ocupação, de presença. Mas, tal limitação o faz quererA vontade se dá pelo surgimento da oportunidade que surge da relação consciente, pois é uma força quase imanente, a buscar o potencial imanente. Clique no termo para aceder à definição completa mais, e para atingir um modo de existirO modo de existir é a parte transcendente da quarta esfera do esquema conceitual do possível. Clique no termo para aceder à definição completa que está para além da mera ocupação espacial, ele precisa, assim, fazer questões a si mesmo – questões sobre a realidadeO deserto do real é mesmo vazio, inabitado e realmente hostil, sem nenhum oásis. Mas, o mais impactante é que é um deserto apenas daquele que o vislumbra. Clique no termo para aceder à definição completa, sobre o que há para além de suas ilusões que começam a lhe incomodar, e a doer-lhe os pensamentos; mas estas questões não lhe são imediatamente todas próprias, afinal, e são percebidas de formasEsta capacidade da autoconsciência é que irá definir se a relação é boa ou não – pois o que interessa, mesmo, é a forma como as relações estão estabelecidas que darão elementos para uma escala de... Clique no termo para aceder à definição completa incompletas ou insuficientes.
O sujeito precisa, assim, investir também neste modo de existir para que possa, afinal, perceber mais do que a sua própria alocação estrutural, e assim fará enquanto “constrói” o seu ser.” (em O Guia Cínico e Selvagem dos Jogos da Vida, Cap. VI)