O possível é tudo o que você conhece somado a tudo o que poderá conhecer, ser e estar, mas que ainda não lhe será suficiente. O possível é a zona da consciênciaA consciência nos parece um fluxo de muitas coisas – principalmente pensamentos – e que também nos parece que não pode ser apreendida completamente em toda a sua cadeia de acontecimentos. Clique no termo para aceder à definição completa realizada mas profundamente pretensiosa.
O possível não é universalA universalidade como possibilidade de um conceito imanente, dada como oportunidade, como um meio de se atingir o conhecimento. Ela deixou de ser uma resultante e passou a ser um ingrediente. Clique no termo para aceder à definição completa, mas meramente individualNão somos uma unidade, mas sim uma pluralidade convencida de ser uma individualidade, e em luta de ser o que nunca poderemos ser, de facto. Clique no termo para aceder à definição completa, pois é uma perspetivaO perspetivismo considera sempre um contexto, um conjunto de condições e situações que são relevantes para o conjunto considerado. Clique no termo para aceder à definição completa – e nada mais do que isso. Se há um universoO Universo é somente aquilo que conhecemos e que supomos existir, com o acréscimo de nossas crenças e desejos, vontades e intenções, tudo representado metafisicamente em nossa mente por algo transcendente que parece ordenar o... Clique no termo para aceder à definição completa, este é o possível, e limitado a cada perspetiva que se faça, redundantemente, possível.
O possível não antagoniza com o impossível, pois este permeia por todo o possível, e este é apenas a parte conhecida do impossível, e por isso sentimos todos as impossibilidades"(ver também: real)... E não será difícil uma rápida reflexão para perceberemos que, na vida, o que consideramos serem impossibilidades não duram por muito tempo, pois estas nunca são dadas como definitivas pela mente humana.... Clique no termo para aceder à definição completa bemO bem sempre é o alvo das atenções. O supremo bem é a cereja do bolo que o espírito obsessor promete, em todas as instâncias sociais que conhecemos. E se faz presente como supremo bem, para... Clique no termo para aceder à definição completa próximas, a nos envolver.
O possível é a ínfima parte do caos que pudemos ordenar com imensos esforços, a superar de alguma formaEsta capacidade da autoconsciência é que irá definir se a relação é boa ou não – pois o que interessa, mesmo, é a forma como as relações estão estabelecidas que darão elementos para uma escala de... Clique no termo para aceder à definição completa o impossível e a nos dar uma falsa impressão de o termos dominado ou decifrado, que é a nossa verdadeira intenção, desde sempre, pois assim percebemos ter atingido o que consideramos ser o bemÉ preciso perceber que a busca pelo poder capaz de bloquear o mal é, em si, uma busca pelo bem, na perspetiva do buscador. O bem é resultado percebido e projetado. Clique no termo para aceder à definição completa.
O possível é, portanto, a nossa organização existencial: é tudo o que apreendemos, que conhecemos, que nomeamos, que compartilhamos entre nós pela linguagem"Dentre tantos conceitos que deixaram de ser “impossíveis” e passaram a ser decretados possíveis, mesmo que nem sequer possam existir, como no caso da própria universalidade. Mas isso só se deu pela eficiente ação do... Clique no termo para aceder à definição completa, que definimos e damos valoresEsta escala é uma ferramenta, possui uma função que é resolver sobre suas deliberações. E os valores da escala são os conceitos simples e sempre binários, que emergem da dimensão do que todos consideram como... Clique no termo para aceder à definição completa a partir dos acontecimentos ocorridos.
.
Como o possível não está separado do impossível, e sim completamente inserido neste, mesmo dentre tantas operações que realizamos de construção e manutenção do possível, algumas vezes surgem fissuras ou brechas que nos coloca em contato com o impossível, e é quando nos surgem os estranhamentos da vida que logo nos levam aos questionamentos dos “problemas” existenciais.
O impossível é a realidadeO deserto do real é mesmo vazio, inabitado e realmente hostil, sem nenhum oásis. Mas, o mais impactante é que é um deserto apenas daquele que o vislumbra. Clique no termo para aceder à definição completa do real, aquela que nos angustia, nos afugenta e nos amedronta. Criamos o possível para evitar o impossível. E, no possível, criamos tantas coisasNo limite, ao se perceber na mais completa absorção da individualidade que algum dia pensou ter, totalmente absorvido por um ente maior, externo, perceberá que deixou completamente de ser um sujeito – quando estará a... Clique no termo para aceder à definição completa que nos fazem distrair e nos deixam anestesiados do que realmente somos. Pois todo este processo criativo coletivo e hereditário muitas das vezes falhaAlgum acontecimento ocorrido e/ou apreendido de forma diferente do que o esperado. Um desprazer que se origina de algo que deveria dar prazer, por exemplo. Clique no termo para aceder à definição completa, e nos surgem as tais brechas ou fissuras que nos expõem ao caos do impossível. E quando isto o que ocorre percebemos os nossos abismos existenciais entre tais dimensões – quando surgem as nossas crises e as nossas maiores vulnerabilidades existenciais.
Não somos capazes de lidarmos com o impossível, mas podemos chegar bem mais perto de nos libertarmos de seus efeitos nocivos sobre nós. Ao compreendermo-nos a nós mesmos, e principalmente ao descobrirmos a nossa posição existencial – o ponto de partida desta autodescoberta.
.
Simples assim, mas nada disso é fácil de percebermos imediatamente à primeira impressão. E esta pode ser a sua dificuldade agora, ao achar tudo confuso ou até sentir medo de adentrar a esta área do conhecimento de si mesmo. E é coerente, pois construir tudo isso foi para não termos de lidar com o caos que agora precisamos lidar. Mas, toda criança cresce, e certos assuntos que antes lhe eram escondidos se tornam necessários de serem experienciados. Somos todos crianças que estamos a crescer e é chegado o nosso momento de tratarmos de assuntos realmente sérios. Este é o nosso tempoO tempo, afinal, não é o que temos, mas sim o que somos. O que temos são somente os instantes. E instantes não são o tempo, dado que o tempo é mobilidade e o instante... Clique no termo para aceder à definição completa, de uma minoria em criseÉ um processo complexo decorrente dos embates dos juízos críticos com os morais, a partir de certos acontecimentos (ou até mesmo com os não-acontecimentos). Clique no termo para aceder à definição completa que precisa a aprender a lidar com a verdade das questões da maturidade. Você não está aqui por acaso, afinal.
Por isso, para que possamos perceber didaticamente como tudo isto funciona, adotamos aqui um esquema conceitual que criamos e que explica em detalhes este possível. É um esquema que serve tanto para um indivíduo – para você, como para as estruturas às quais você pertence. Pois, a bem da verdade que logo descobrirá em nossos argumentos, não somos mesmo indivíduos autônomos, mas sim parte de uma estrutura"A vida se dá na estrutura. Se existe alguma dualidade, tão duramente combatida pelos contemporâneos monistas, então há uma essência, ou alma, ou substância, ou uma mente separada, seja lá o que for, mas apesar... Clique no termo para aceder à definição completa – somos causa"Há também o determinismo divino do filósofo holandês Baruch Espinoza (1632 – 1677), a partir de sua brilhante conceituação de causação imanente, em que a causa está no efeito, e o efeito está na causa,... Clique no termo para aceder à definição completa e efeito, simultaneamente, e desde sempre.
Isto é o possível – aquilo que é por não ser. E assim começaremos nossos estudos.
Leia, na íntegra, em: O Esquema Conceitual do Possível