glossário do esquema conceitual do possível serdual - uno

Uno

Há um artigo escrito sobre o Uno, especificamente. Clique aqui para saber mais.

«Plotino ensinou que existe um ser supremo, totalmente transcendente o “Uno”; além de todas as categorias do Ser e Não-ser. Seu Uno “não pode ser qualquer coisa existente”, nem é simplesmente a soma de todas as coisas [comparado a doutrina dos estoicos da descrença na não-existência material], mas “é antes de tudo existente”. Plotino identificou o Uno com o conceito de ‘Bom’ e o princípio da “Beleza”. O Uno engloba o pensador e o objeto. Até mesmo a inteligência autocontemplante (a noesis do nous) deve conter dualidade. “Depois de ter chegado no ‘Bem’, não adicione nenhum pensamento a mais: em qualquer adição, e em proporção daquela adição, você adiciona uma deficiência.“. Plotino nega a senciência, consciência de si-ou qualquer outra ação (ergon) para o Uno».

Quanto mais distante do Uno, assim, menos energia divina existiria e, portanto, era isso o mal, e também a degeneração, a corrupção total e a decrepitude do bem. Pelo conceito, em si, nada demais, apenas um sentimento que ficava no homem de que não poderia, portanto, se afastar deste Uno, para que não se extinguisse ou se corrompesse pela ausência do bem. E este zoneamento entre o bem e o mal, tais quais distintas polaridades que se formam pelo distanciamento e desconexão, tal como foi dito por Plotino e seus contemporâneos, ficou apenas nas intenções conceituais de justificar o bem e o mal, e nada mais resultaria daí não fosse uma oportunidade de se explorar e capitalizar estas zonas abandonadas da existência, a valorizar e vender um lugar junto ao “bem” e a evitar que se seja tomado pelo “mal”.

Poderá saber mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Plotino#O_Uno, de onde foi retirado este trecho, em 17/09/2022. Há também uma conceituação mais formal a partir da página 368 de: Reale, Giovanni. História da Filosofia. Volume l. São Paulo: Paulus. 2003. (em O Guia Cínico e Selvagem dos Jogos da Vida, Cap. V)

Deixe um comentário

X