glossário do esquema conceitual do possível serdual - vontade

Vontade

“O importante é que, em última instância, perceba que nem tudo o que lhe chega como sugestão ou inspiração para alguma ação seja mesmo seu, ou que tenha origem em sua própria individualidade e em seus voláteis estados mentais, mas que, ao fazê-lo, as consequências dos seus atos passam a ser de sua única responsabilidade, ao encampar o gatilho da ação (oportunidade) como seu, a legitimar a propriedade destes pela própria vontade excitada, mesmo que nem sempre seja fácil perceber a origem exata de seus desejos, pois tudo se mescla na estrutura em que se está inserido.

Assim, ainda a despeito das violações sexuais que ocorrem, a partir do oportunismo do acaso, em que os mais “animalizados” possam estar por perto, em nome do bom senso os atos de exibicionismo deveriam ser parametrizados por quem o faz, em nome da própria segurança, e levar em consideração os fatores humanos imprevisíveis dos ainda oportunistas, que podem querer fazer do imanente alheio, como corpos ou bens, algo seu, ao tomá-los à força. Estes “animalizados” possuem consciência, mas não uma autoconsciência desenvolvida à altura da sociedade minimamente aceitável. Possuem a vontade, mas não a volição. A vontade se dá pelo surgimento da oportunidade que surge da relação consciente, pois é uma força quase imanente, a buscar o potencial imanente.” (em O Guia Cínico e Selvagem dos Jogos da Vida, Cap. XI)

“E a vida, afinal, vivida sob a certeza da finitude, seria esta espécie de jogo em que todos apenas desejam se manter nele. Embora alguns desistam e optem por sair, antecipadamente, por vontade própria, e ainda há outros que não consigam sequer jogar, excluídos por razões próprias ou alheias a si, e que passam toda uma vida, ou parte dela, apenas a verem os outros jogarem, distantes, ou ficam a torcer a favor ou contra, docilmente seduzido pelo que vê ou com imenso azedume pelo que não pode fazer.” (em O Guia Cínico e Selvagem dos Jogos da Vida, Cap. XXIV)

Conteúdo Protegido.

Deixe um comentário

X