Manifesto SerDual
Existir plenamente é a nossa ambição e proposta, e já à partida deixamos isto bemO bem sempre é o alvo das atenções. O supremo bem é a cereja do bolo que o espírito obsessor promete, em todas as instâncias sociais que conhecemos. E se faz presente como supremo bem, para… Clique no termo para aceder à definição completa claro em nosso Manifesto SerDual. Mas o que é isto, de facto? O que é existir plenamente?
Acreditamos que o maior mal deste milênio seja a INEXISTÊNCIA – que, na melhor das hipóteses, é uma existência parcial, dadas nas sombras da estrutura, e sem perspetivasO perspetivismo considera sempre um contexto, um conjunto de condições e situações que são relevantes para o conjunto considerado. Clique no termo para aceder à definição completa de melhoria. E é contra isso que estamos a combater, pois buscamos meios para que quem desejarEis a grande síntese da atração: poder como meio, possibilidades como fim. E nisso, o desejo, e principalmente o desejo pelo desejo do outro, pois isso significa que o outro, a desejar, estará a dar… Clique no termo para aceder à definição completa voltar a existir, que possa dar fim a sua própria inexistência.
Contra a inexistência
Ser inexistente é estar desalocado da estrutura existencial: existe-se por ter um corpo, mas inexiste por não ter uma alocação tal como deseja ou como se percebe ser. É um estado de inadequação, maioritariamente causada pelo desconhecimento de como o jogo da vida se dá, e quais são suas regrasA estrutura surgiu como uma vantagem competitiva e logo precisou de regras que possibilitaram ir das “más” ameaças às “boas” possibilidades. Clique no termo para aceder à definição completa. Com o tempoO tempo, afinal, não é o que temos, mas sim o que somos. O que temos são somente os instantes. E instantes não são o tempo, dado que o tempo é mobilidade e o instante… Clique no termo para aceder à definição completa, a ignorância não tratada da inexistência só aumenta e o sentimento desolador torna-se constante. Até se atingir a total invisibilidade estrutural“A vida se dá na estrutura. Se existe alguma dualidade, tão duramente combatida pelos contemporâneos monistas, então há uma essência, ou alma, ou substância, ou uma mente separada, seja lá o que for, mas apesar… Clique no termo para aceder à definição completa pois muito dela passa a fazer parte do impossível, pela sua incompreensão.
Isso ocorre com todos, mais ou menos intensamente. Ao ponto de que muitas pessoas que parecem felizes não se sentem realmente assim. Ou mesmo nunca se sentiram ao menos vivas, a existirem plenamente. Apenas simulam algo que julgam ser uma existência plena. A felicidade idealizada é mais um dos conceitos mundanos que mais aprisionam do que libertam.
A favor do inexistente
O inexistente não é alguém fracassado, pelo contrário, é um resistente. Os fracassados é que insistem em afirmar uma positividadeUm excesso de positividade que restringe a existência a uma parte diminuta e idealizada do todo, na qual as inconsistências rejeitadas não deixam de existir e, assim, causam seus estragos aos que não a querem… Clique no termo para aceder à definição completa que se torna tão artificial que chega a ser tóxica. O inexistente não é um doente. E não há cura para a inexistência, pois ela não é uma doença! Curas são apenas para doenças.
A inexistência só é um problema quando ignorada, quando desprezada. A condição de inexistência – tão natural quanto a própria vida – é o nosso ponto de partida, para perceber que o “problema” não está no indivíduo, mas sim na estrutura. O “mal” é acreditarAs crenças começam a serem formadas desde tenra idade, pela convivência e aprendizado, e iniciam a construção do que é chamado de subjetividade, ou de mundo interior, para o que seja verdadeiro ou falso, bom… Clique no termo para aceder à definição completa que a individualidadeNão somos uma unidade, mas sim uma pluralidade convencida de ser uma individualidade, e em luta de ser o que nunca poderemos ser, de facto. Clique no termo para aceder à definição completa é livre e responsável por tudo o que ocorre com ela. Não é, mas um dia quase já foi. E é este movimento“Mas, o fluxo de ida e de volta, de movimento e paralisia, entre qualidade e quantidade, se consistentemente realizado, chega a um ponto mediano, condensado, clusterizado, e que pode dar uma impressão de ser isto… Clique no termo para aceder à definição completa que buscamos resgatar, a dar uma nova dignidade ao indivíduo – é este o nosso manifesto existencial como seres duais.
Com um propósito desde sempre
A SerDual nasce com este mesmo manifesto dos inexistentes, dos que querem mais da vida, mas não ao ponto de entregarem o que lhes resta de humanidade e decência. É para quem não quer mais se submeter aos jogos que sempre jogou sem nunca sequer saber quais suas regras. A SerDual não é somente para aqueles que não querem apenas ganhar, pois isto é irrelevante, mas sim para quem não quer mais continuar a perder, ao menos sem saber o motivo pelo qual tem perdido vezes e vezes sem conta. É para quem quer viver a continuar a jogar bem o jogo da vida, e viver assim é existir plenamente.
E uma estratégia
A nossa estratégia é a conscientização, o pensamento, e as nossas investidas são na Filosofia, na Psicologia e na Psicanálise. Mas também na Ética, na Antropologia, na Sociologia, na Política. E em todas as formasEsta capacidade da autoconsciência é que irá definir se a relação é boa ou não – pois o que interessa, mesmo, é a forma como as relações estão estabelecidas que darão elementos para uma escala de… Clique no termo para aceder à definição completa de interpretações“Dentre tantos conceitos que deixaram de ser “impossíveis” e passaram a ser decretados possíveis, mesmo que nem sequer possam existir, como no caso da própria universalidade. Mas isso só se deu pela eficiente ação do… Clique no termo para aceder à definição completa do que realmente sejam as dimensões dos sagrados individual e existencial, da força que nos move para frente e que nos mantém existentes. Há algo aí, neste sagrado existencial, mas não é bem o que insistem em nos convencer… mas logo você descobrirá o que é.
Para além disso tudo, buscamos desenvolver metodologias para perceber os nossos fluxos da vida. E o Mapeamento Existencial passa a ser a nossa principal ferramenta para percebermos a nossa atualSobre a Atualidade Kantiana: “Mas, em resumo, independente da origem, e em prol da produtividade intelectual, o que poderíamos considerar como Universo, enquanto conjunto de tudo o que há? Há “dois” destes Universos, ao menos…. Clique no termo para aceder à definição completa alocação e a nossa orientaçãoSobre a Geolocalização e Representações: “Todos motorista que se orgulha de ser um bom cidadão, gosta de se dizer um profundo conhecedor de sua cidade. Na prática, quando dizemos conhecer a cidade que habitamos, razoavelmente,… Clique no termo para aceder à definição completa, a dar-nos alguma liberdadeÉ o poder exclusivo de deliberar apenas segundo os seus próprios desígnios, e apenas desta forma. No livre-arbítrio radical e ativo, todas as ações são deliberadas, sem exceção, e de única responsabilidade de quem as… Clique no termo para aceder à definição completa e prazer existencial.
E com fundamentos, sem “achismos”
Todos os conhecimentos e técnicas são e precisam sempre serem fundamentadas. Assim, a obra central não é apenas o esquema conceitual do possívelÉ um modelo para que o possível possa ser compreensível didaticamente, e este é apresentado como um conjunto de camadas formado por esferas concêntricas, de diferentes tamanhos, na qual a menor é a mais densa… Clique no termo para aceder à definição completa, apresentado no livro O Guia Cínico e Selvagem dos Jogos da Vida, mas também todas as formas do conhecimento que se mostram úteis de serem apreendidas em nossas atividades.
Retomaremos, senão ao controle da própria vida, ao menos à consciênciaA consciência nos parece um fluxo de muitas coisas – principalmente pensamentos – e que também nos parece que não pode ser apreendida completamente em toda a sua cadeia de acontecimentos. Clique no termo para aceder à definição completa de nossa própria existência. E poderemos superar dentro de uma saudável comunidade problemas que se parecem comuns, que se afinizam, e nos deixa mais humanos, solidários e despertos para a vida.
Que venham as melhores batalhas!
Que comecem os novos jogos da vida, pois agora já percebemos suas regras!