Sobre o sublime, em Kant. Quanto ao propósito filosófico da escrita da terceira crítica kantiana, há pelo menos dois caminhos a serem considerados como relevantes aos propósitosNão há inocência na transcendência, e nem despropósito. Há intencionalidade, muito propósito e uma carga elevada de conteúdo mental acerca dela. Clique no termo para aceder à definição completa deste ensaio, a partir da leitura dos textos mais comumente encontrados na literatura filosófica.
Neste breve ensaio busco refletir minhas reflexões com estas experiências e o proveito de fazer disto uma formaEsta capacidade da autoconsciência é que irá definir se a relação é boa ou não – pois o que interessa, mesmo, é a forma como as relações estão estabelecidas que darão elementos para uma escala de... Clique no termo para aceder à definição completa de sensibilizar-me frente ao transcendente das possibilidadesTodas estas personagens que estudaremos aqui, dentre eles os filósofos Cínicos, os modernos gurus e os sobre-humanos coaches, estão mesmo a lidarem, ainda que de formas diferentes e até inusitadas, com uma mesma coisa: a... Clique no termo para aceder à definição completa filosóficas, estas figuradas como incomensuráveis, e o entendimento do tema. Como uma possibilidade de unir minha imaginação à razão sobre a temática.
Assim, o próprio exercício de escrever este ensaio vem de certo juízo estético propiciado sobre o poder da Estética, além do entendimento acadêmico, e reflete cabalmente o proposto por Kant a partir da revolução copernicana, com foco no sujeito. Imaginar e transcender ao sensível, afinal, é sublime. Adiante.
O primeiro caminho, em sequência ao proposto incialmente, aspira à sistematização da filosofiaO filósofo contemporâneo acredita que a Filosofia seja uma ciência! E quer adotar seus métodos. Não é ciência! A Filosofia é a ameaça à ciência, a predadora, a provocadora, aquela que está a fazer a... Clique no termo para aceder à definição completa que Kant definiu em suas primeiras críticas e nos permite analisar o modelo kantiano como uma filosofia completa, abrangente e perfeitamente integrada entre uma Filosofia Teórica e Prática – una e coerente. Este caminho pode ser considerado como o caminho da sistematização filosófica.
O segundo caminho aspira a apresentar a experiência e o juízo estético como soberanos e autônomos, muito além da imposta restrição categorial do entendimento e da moralidadeA moral é composta por básicos valores duais mais facilmente identificados em si mesmo e nos outros: o bem e o mal, o certo e o errado, etc. Clique no termo para aceder à definição completa e/ou ética, oriunda das duas primeiras críticas de Kant.
Para ambos os caminhos, é preciso considerar a importância das faculdades, a considerar em sínteseA dialética hegeliana é composta aqui por três partes: (1) curso corrente, (2) acontecerá algo contrário e (3) pela reação e superação Clique no termo para aceder à definição completa que o entendimento é obtido a partir de uma série de operações dos sentidos (sensibilidade), a partir de conceitos a priori, que operam a imaginação e alcançam o entendimento, em um sentido epistemológico que contempla categorias e juízos.
Sobre o sublime, em Kant, só é possível o entendimento, portanto, dos fenômenos, visto que somente estes são passíveis de serem frutos das operações dos sentidos. A natureza é conhecida somente por ser fenômeno. E eis que a natureza pode ser conhecida, mas sua extensão não, a partir de uma possibilidade de incomensurabilidade, de infinita dimensão. E os sentidos, nesta óptica, se tornam limitados – e assim, limitam a própria natureza, e não o inverso. O conhecimento, portanto, tornar-se-ia igualmente limitado sem o atributo da imaginação, que opera em intensidade para levar ao conhecimento, mas sem o ultrapassá-lo, enquanto fenômeno.
Para atingir a libertação deste ciclo fechado no fenômeno, que seria completamente limitado e desgastante, surge a necessidade de este processo transcender do fenômeno ao que Kant denominou de númeno, ou o que está além do fenômeno, e não é possível conhecer pela experiência sensível, mas sim pela racionalidade suprassensível. A libertação do fenômeno é exatamente isto – a liberdadeÉ o poder exclusivo de deliberar apenas segundo os seus próprios desígnios, e apenas desta forma. No livre-arbítrio radical e ativo, todas as ações são deliberadas, sem exceção, e de única responsabilidade de quem as... Clique no termo para aceder à definição completa. A Filosofia passa de Teórica à Prática.
Eis que o juízo estético não é sobre o objetoNo limite, ao se perceber na mais completa absorção da individualidade que algum dia pensou ter, totalmente absorvido por um ente maior, externo, perceberá que deixou completamente de ser um sujeito – quando estará a... Clique no termo para aceder à definição completa em si, há total desinteresse neste, inclusive. O juízo estético também não é epistemológico. Pode-se conhecer algo racionalmente sem juízo estético, inclusive. Este juízo estético pode suscitar o sentimento de prazer, que é sobre o belo, o universalA universalidade como possibilidade de um conceito imanente, dada como oportunidade, como um meio de se atingir o conhecimento. Ela deixou de ser uma resultante e passou a ser um ingrediente. Clique no termo para aceder à definição completa. Ou também pode suscitar o desprazer, pelo sublime. Todo o subjetivo fundamenta o juízo estético. Assim, as categorias do entendimento ficam anuladas, pois a imaginação entra como a grande protagonista que leva a tal juízo estético.
O prazer ou a satisfação geram uma determinadaO determinismo defende que a suposta escolha da pessoa é ilusória, pois considera que não haja opções verdadeiras ou realmente acessíveis para o decisor e invariavelmente este sempre escolherá o que já foi determinado por... Clique no termo para aceder à definição completa interrupção do automatismo do entendimento. A transcendênciaA transcendência é tudo o que há para fora do indivíduo, seja pela falta de conteúdos mentais, pela incompletude dos conteúdos, ou pela incompreensão ou desconhecimento de tudo o que não consegue conhecer,... Clique no termo para aceder à definição completa é libertadora do ciclo fechado do entendimento, e gera um certo regozijo, até uma possibilidade da contemplação, desinteressada do objeto.
O desprazer gera algo mais. Pois suscita a insignificante pequenez do sujeito frente ao objeto de apreciação. No mínimo, não se consegue entender o que se os sentidos captam. A própria incapacidade de compreensão, por si só, é um grande desprazer, quebrando o ciclo do entendimento. O desprazer gera, como toda a açãoO compatibilismo mescla o determinismo com o livre-arbítrio, com uma “relatividade” para cada escolha que se faz, a assumir que certas deliberações serão mesmo determinadas, e assim o livre-arbítrio não será exequível.... Clique no termo para aceder à definição completa, uma reação, e esta ação é a busca de uma faculdade alternativaQuantos casais não passam a construir uma vida dupla, separadamente do outro? E por que o fazem? Qual o sentido de manterem as aparências a tal custo de uma privação pessoal? Clique no termo para aceder à definição completa de resistir à experiência da falibilidade da imaginação.
Assim, não seria difícil compreender que o que distancie o sujeito do entendimento imediato é mais propício ao juízo estético. O óbvio ou o que não exija que a imaginação atinja sua exaustão podem ser considerados distantes do juízo estético. O incompreensível fica mais propício. E eis que a natureza fenomênica precisa, então, de deixar de ser óbvia e passar a ser incomensurável, deslocando o sujeito a um estado apocalíptico, inferior a priori, desprezível em sua dimensão limitada e finita.
E a natureza considerada por Kant, e exemplarmente retratada na obra de Turner[1], passa a ser representada com esta incomensurabilidade quase apocalíptica, ou mesmo apocalíptica. A natureza suscita o medo não somente pela sua incomensurabilidade, mas pelo seu poder dinâmico, em movimento"Mas, o fluxo de ida e de volta, de movimento e paralisia, entre qualidade e quantidade, se consistentemente realizado, chega a um ponto mediano, condensado, clusterizado, e que pode dar uma impressão de ser isto... Clique no termo para aceder à definição completa, caótico e imprevisível, que assume uma força além do poder, em um desprazer dinamicamente sublime. Eis que a arte é, afinal, esta natureza destruidora que se apresenta ao sujeito de forma implacável.
Uma arte que não pode ser expressa ou representada além da própria natureza, exceto se por algum gênio, que atua então como uma espécie de canal, um medium, que produz a bela arte, a partir de um objeto que não oferece nenhum tipo de regraA estrutura surgiu como uma vantagem competitiva e logo precisou de regras que possibilitaram ir das “más” ameaças às “boas” possibilidades. Clique no termo para aceder à definição completa, de previsibilidade ou entendimento possível. O gênio retrata exemplarmente um modelo, sem teorizar, sem formular, e ultrapassa a necessidade epistemológica.
E o sujeito alcança em si, a partir da experiência do sublime, a sua própria transcendência. Não se chega mais ao entendimento e sim na sua própria racionalidade. Como se fugisse do cenário ao qual se insere, ao qual o ameaçaO oposto conceitual da possibilidade ideológica. E quem ou o que seja estranho a este universo ideológico e não consiga ser “convertido” para comungar exclusivamente dos mesmos valores, passa a representar uma ameaça e logo... Clique no termo para aceder à definição completa e o poderia levar a uma possível extinçãoO sistema, para se perpetuar, não apenas precisa das ameaças como também depende totalmente destas. O que seria de deus sem o diabo? O que haveria sem a promessa sobre o fim dos tempos?... Clique no termo para aceder à definição completa que não mais se concretizará. Como se o sujeito se refugiasse em sua capacidade racional e constatasse sua superioridade frente à natureza poderosa e ameaçadora. A própria possibilidade de concretização de sua finitude pela natureza implacável não exerce mais o poder frente ao sujeito, pois este percebe-se superiorO bem sempre é o alvo das atenções. O supremo bem é a cereja do bolo que o espírito obsessor promete, em todas as instâncias sociais que conhecemos. E se faz presente como supremo bem, para... Clique no termo para aceder à definição completa quando dotado de sua capacidade transcendente.
O sujeito ultrapassa sua própria finitude e alcança a própria eternidade, além do material e sensível, a perceber-se como um ser suprassensível e superior com a antes percebida onipotência da implacável natureza.
Referência – Sobre o sublime, em Kant
[1] J.M.W.Turner, Valley of Aosta: Snow Storm, Avalanche and Thunderstorm (1836-7). Frederick T. Haskell Collection; The Art Institute of Chicago.
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